quinta-feira, 15 de abril de 2010

Exemplo de incivilidade

Outro dia o jornal de maior circulação da cidade fez uma reportagem de caráter duvidoso sobre supostas ameaças a calouros dos cursos de História da UFPel. Usaram como fonte fragmentos do orkut e pronto, afirmaram que os veteranos da História queriam "ver sangue". Tudo desmentido, inclusive com a publicação de uma nota de esclarecimento por parte do Centro Acadêmico da História e do Moderador da página de relacionamento.
Pois bem, nem bem o assunto começou a esfriar (quase um mês se passou) e de lá até hoje encontro quase que diáriamente um pós-adolescente fedendo a uma mistura de ovo, vinagre, farinha e sabe lá Deus o que mais suplicando por moedinhas para sabemos bem qual fim (uma bebedeira homérica). Não vai aqui nenhum moralismo, eu também já tomei e, provavelmente ainda tomarei vários porres.
Num desses dias um menino me pede, num cemáfaro uns trocados. Digo para ele apenas que para aquele fim não, pois julgo que esse tipo de trote não é civilizado. Ponto. O que veio depois deu-me até pena: um casal em uma moto começou a bradar algo do tipo: "vai doar sangue", ao que o menino tentou explicar que já haviam feito e, mais, que as moedas eram para serem entregues a uma instituição de caridade. Sei!
Ao motoqueiro e sua carona solidarizaram-se outros motoristas que colocaram o pobre menino numa situação difícil de sustentar. Graças a Deus (ou ao sistema de trânsito) o sinal abriu e fomos embora. Mas certamente o menino deve ter ficado chateado.
Sei que alguns ainda acham legal essa coisa de sujar calouros e fazê-los mendigar por moedas que pagarão a bebedeira dos veteranos. Contudo, a meu ver, não é mais admissível esse tipo de atitude, esse nível de maus tratos. Se querem fazer um trote aí vão algumas sugestões: doem sangue; arrecadem alimentos e distribuam a quem necessita; passem uma tarde na Casa do Carinho brincando com as crianças; disponham de um tempo ouvindo os idosos que estão em asilos; vão a uma escola pública que precisa de um mutirão de limpeza; etc.
Querendo fazer o bem, sempre acharão uma maneira bastante civilizada.
É isso...

2 comentários:

  1. encaminha o texto pro diário popular, tá muito bom!

    ResponderExcluir
  2. bah, concordo com a Jack. E contigo também. Tem tantas formas mais civilizadas, saudáveis e útei de comemorar a aprovação no vestibular!!! Sinceramente, não entendo qual o sentido de se sujarem e pedirem moedas como "celebração"...

    ResponderExcluir