quarta-feira, 10 de março de 2010

O abismo entre 1994 e 2010

O oscar 2010 vai para... piada né... que qualidade artística tem esse pseudo-documentário? A técnica de filmagem é bem legal. Imagens tremidas, ênfase ao detalhe, etc.
Mas onde está a sétima arte? Valorizar a guerra e o vício nela? Gosto duvidoso da Academia. Mas problema deles né?
Não, o problema não é deles. Grande parte do orçamento de um filme vai para a divulgação/imposição de um filme. Pra quem ainda vai ao cinema, só passam os filmes que são propagandeados aos quatro ventos. Então não é problema deles. Porque, ao "oscarar" Guerra ao Terror a Academia manda aos cinemas e emissoras de tv do mundo uma clara informação: "é esse filme que irá ser veiculado".
Então, por uma dessas armadilhas do destino, depois de ver o vencedor do Oscar 2010, zapeando cheguei à exibição de Forest Gump (vencedor do prêmio em 1994).
Aí o abismo se materializa e vemos o quanto a Academia anda perdida. Ou o lob bem feito. A beleza da fotografia e o cativante Gump (ingênuo, boníssimo, sortudo, simples, etc.) fazem da película uma obra prima.
Continua sendo cinema americano. Mas com outro tipo de informação. Pode ser enquadrado enquanto arte. E, em tempos de feiura e desesperança, toda forma de arte tem de ser valorizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário